data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)
Duas empresas de Santa Maria adotaram trechos do canteiro central da Avenida Presidente Vargas visando a preservação ambiental. Na manhã deste sábado, representantes do município e dos dois empreendimentos assinaram os Termos de Compromisso de Adoção de Área Verde pelo programa Santa Maria de Todos Nós.
Após 9 anos fechado, Bombril reabrirá as portas neste domingo
Conforme os termos, a Prize Imóveis adotará o canteiro da Avenida Presidente Vargas localizado entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, e a Construtora PH Jobim Ltda. ficará responsável pelo trecho entre as ruas Serafim Valandro e Duque de Caxias, na mesma avenida. Nos canteiros centrais, serão realizados trabalhos de paisagismo. A PH também ficará responsável pelo plantio de 16 mudas de Jacarandás, entre as ruas Floriano Peixoto até a Conde de Porto Alegre.
Segundo o programa, as adotantes ficarão responsáveis pela manutenção dos espaços e execução dos serviços, sendo proibida qualquer derrubada de árvores. Nos espaços, as empresas podem instalar placas publicitárias, indicando suas cooperações com a Prefeitura nas áreas verdes, obedecendo padrões estabelecidos no termo.
Pedágios na região dividem opinião de motoristas e entidades
O Santa Maria de Todos Nós foi lançado pela prefeitura no começo de julho deste ano, quando a empresa Icosaedro Construções aderiu à iniciativa adotando o canteiro central da Avenida Dores. O programa possibilita e incentiva que a população adote praças, parques, canteiros centrais, encostas das vias públicas e áreas verdes de Santa Maria, garantindo a manutenção e a proteção destes espaços.
COMO PARTICIPAR
Os interessados em participar do programa Santa Maria de Todos Nós devem protocolar requerimento na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o local a ser adotado. Após, será firmado um Termo de Compromisso de Adoção (TCA), em que estarão as obrigações, deveres e prazos de vigência.
Nos locais doados, serão permitidos paisagismo, embelezamento e demais melhorias, sem interferir no projeto do local. Porém, o adotante poderá usar publicidade com placas e outros itens, conforme padrão a ser repassado pela Prefeitura.